sexta-feira, 7 de maio de 2021


    Livro de Soror Saudade


diz-me ó alegria dos meus olhos de quantos azuis se desfaz o
mar de quanta leve neblina a tarde te leva diz-me porque partes
se o mar acendes ao partir diz-me ó alegria dos meus olhos se
eu te lembro devagar
ao anoitecer se me prolongas os passos se a memória te levanta em
torno se lembras o rosto da água atirado a cumes nesta ilha de
silêncio se lembras o fim da tarde
o meu anoitecer diz-me ó alegria dos meus olhos quantas
palavras não tem o silêncio e de quantos azuis o céu se
aconchega no mar - oh! estas nuvens intensas por sobre o tecto do
mundo pousando como vias lácteas de sonhos densos como
mantos de suave noite - porque eu vou nas nuvens poisada
porque eu regresso ao fim da tarde o coração de azul intenso -
diz-me ó alegria dos meus olhos
se divinhas meu rosto quieto na tardenoite levado o
mar abrindo-se infinito
.
.
  Ana Mafalda Leite. Janela para o Índico, Poesia Incompleta (1984-2019). S/c.: Rosa de Porcelana Editora, 2020, p 82 (Prefácio de Jessica Falconi).
.
.
.