sexta-feira, 28 de setembro de 2018



   Alguém bateu à porta do vestíbulo.
   Era Cornélia, toda em lágrimas, com o filho Miguel Ângelo.
   Pôs-se de joelhos diante da cama e começou a lamentar-se em voz alta.
   - Senhor, nosso benfeitor, senhor, nosso benfeitor.
   O moribundo já não ouvia.
   - Sou eu, Cornélia, a viúva de Urbino. De Francesco Amadori. E este é o seu afilhado, Miguel Ângelo.
(...)
   Comecei a chorar.
   Tive um acesso de fúria.
   Renunciaste à vida dos sentidos, e aquele a quem amavas não está aqui. Deste-lhe o teu sentimento, grande como nenhum outro. Sofrias, crendo que os teus braços eram indignos de abraçar a pessoa amada. Mas ele era uma sombra. Deste-lhe o rosto de Cristo, e tu, senhor, foste o seu brinquedo. Se ele queria, tu empalidecias, se ele queria, o sangue inundava o teu rosto. Vias o mundo com os seus olhos. Tendo asas mais fortes, preferiste elevar-te com as dele. Deixaste-o apoderar-se de tua vontade. Preferiste ser a Lua que reflectia a sua luz, a luz do Sol.
   Voltei a mim.
   O moribundo deixara de estertorar. (...) Foi então que apareceu Tommaso del Cavaliere.
   Sentou-se num banco, apoiou o cotovelo no joelho, calado.
   - Já há muito tempo que o Mestre está a dormir?- perguntou subitamente.
   - O Mestre está a morrer.
   Tommaso virou lentamente a cabeça, levantando os olhos para mim. Depois virou-a de novo, e apoiou o queixo nas mão enlaçadas.
(...)
   - Durante toda a vida o Mestre não fez outra coisa senão dar.
   - Era rico.
   - Era um pobre.
   Tommaso evitou o meu olhar. Calámo-nos
   De repente o doente gemeu.
   Tommaso levantou-se de um salto.
   - Á...gua - sussurrou o Mestre.
   Quando eu ia buscar um copo, Tommaso inclinou-se sobre ele.
   - Mestre - disse em voz alta e clara - sou eu, Tommaso, sou eu Tommaso... Não me reconhece, Mestre?
   Os olhos brilhantes do Mestre estavam imóveis.
   - Sou eu, Tommaso, eu, Tommaso - gritava.
   Deixou-se cair num banco e escondeu o rosto nas mãos- Chorava.
(...) Daniello da Volterra conseguiu regressar a tempo de o ver morrer (...). Com dois dedos, Daniello da Volterra cerrou as pálpebras do morto.
   Tommaso inclinou-se e depositou um beijo sobre o rosto imerso na paz da morte.
   Mas ele já não o sentiu.
.
.
 Stryjkowski, Julian. Tommaso del Cavaliere. Lisboa: Edições Cotovia, 1990, pp 88-93.
.
.
Nota - A passagem "Deste-lhe o rosto de Cristo" refere-se ao facto de, com um certo mal estar, os católicos terem vindo a descobrir, tempos depois, que o Cristo de Miguel Ângelo tinha o rosto de Tommaso del Cavaliere.
.
.