sábado, 8 de junho de 2019



A vida não tem nada de glorioso. Nascemos, cumprimos – entre o hábito e o biológico – uma série de etapas e depois morremos. Convenhamos que, como ideia de glória, é coisa de parca substância! A vida até pode ter o seu quê de miraculoso, já que em vez de um nada absoluto viemos aqui ver a luz do dia, o movimento das cidades, o verde dos campos e, sobretudo, viemos estar com os outros, experienciar essa qualquer coisa que é amar e ser amado… Sim, de miraculoso pode haver algo na vida, mas de glorioso não! Num pequeno livro sobre a Relatividade, Russell soube precaver-me, logo na minha adolescência, contra a miragem da Duração: há animais que duram apenas um dia, há árvores que duram quatro séculos, há seres humanos que duram cem anos, há estrelas que duram milhares de milhões de anos, ou seja, a vida não só não tem nada de glorioso como é ridiculamente breve. Sabemos que um ou outro pode alcançar um lampejo de brilho, embora eu não entenda para que lhe servirá isso depois de morto. Sempre soube que o jogo dos espelhos – aquele que nas barracas das feiras nos engordam e aumentam -não passa disso mesmo: um jogo, um momento breve sem importância alguma. Assim, a questão que sempre se me colocou, e com veemência, nunca foi porque estou aqui ou o que será isso do “para lá de”, aquilo que sempre me inquietou foi: como passar pelos outros provocando-lhes o menor número de danos possível e protegendo-me igualmente o melhor que souber? É este imperativo ético que tenho procurado transmitir, com algum sucesso, aos novos do meu clã. O resto não me interessa minimamente, nunca me interessou, não creio que me venha a interessar.
.
.

© Victor Oliveira Mateus. Inédito. Facebook, maio, 2019.
.
.
.