sábado, 12 de junho de 2021

 
   a arte de mal cavalgar toda a cela


enganei-me
não era esta a rua que procurava
não era esta a cidade
nem sequer a porta


as figuras também não eram estas
as que eu procurava
não tinham assim os olhos
tão ávidos
tão cheios e tão secos ao mesmo tempo
tão esganados e dementes


não sei como vim aqui parar
aqui até os cães dançam
à volta de si próprios
e as árvores (envergonhadas)
lançam as raízes para fora da galáxia


enganei-me
aquilo que procurava
não tinha este bolor
esta pátina cheirando a vazio e uso
estas pústulas a torpedearem-me o caminho


vou-me embora
tanta felicidade não me faz bem ao coração
devolvam-me - por favor - a cela de onde vim


 Victor Oliveira Mateus. uma casa no outro lado do mundo, Fafe: Editora Labirinto, 2021, p 32 (Posfácio de Fernando Pinto do Amaral).
.
.
.