quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024


La gloria de la chinche
.
No me llames chinche
llámame Cimex lectularius,
soy el guardián de tus sueños,
la presencia invisible y tan real
que desata tus más ocultas ansias
de Livingstone doméstico.
.
Búscame o, mejor, ignórame.
Inténtalo.
.
Me denigras, me maldices,
desempolvas remedios legendários,
consultas a la abuela y algurú,
lo pruebas todo.
Iluso.
.
Insúltame cuanto quieras,
reniega de mí, relégame
a la más infame ignominia.
Tú mismo.
Yo aqui seguiré,
tus uñas nerviosas
cantarán aún mis proezas.
La comezón que alimentas
me entroniza en los anales
de tu historia.
Tu prurito es mi gloria.

***

A glória do percevejo
.
Não me chames percevejo
chama-me Cimex lectularius,
sou o guardião dos teus sonos,
a presença invisível e tão real
que desata as tuas aflições mais ocultas
de Livingstone doméstico.
.

Procura-me, ou melhor, ignora-me.
Tenta.
.
Difamas-me, amaldiçoas-me,
recuperas remédios lendários,
questionas a tua avó e o guru,
tentas tudo.
Crédulo.
.
Insulta-me sempre que quiseres,
despreza-me, expulsa-me
para a mais infame ignomínia.
Tu mesmo.
Eu continuarei aqui,
as tuas unhas nervosas
continuarão a cantar as minhas proezas.
A comichão que suportas
entroniza-me nos anais
da tua história.
O teu prurido é a minha glória.

Tradução de Victor Oliveira Mateus

*-*-*-
.Juan Carlos Martín Cobano (Carmona, Espanha, 1967) é um poeta, filólogo, editor, livreiro e tradutor de origem andaluza, embora tenha sido formado em Barcelona. Publicou a coletânea de poemas Tiempo de cruzar el umbral (2020) e o livro de ensaios Poesía como oficio sacro y otros escritos (2021). Ministrou workshops e conferências em diferentes países com a Associação Latino-Americana de Escritores Cristãos (ALEC), é presença habitual no encontro Los Poetas y Dios (Toral de los Guzmanes, León), no Encuentro Cristiano de Literatura (Salamanca) e no Encuentro de Poetas Iberoamericanos de Salamanca (cinco edições). Foi também convidado especial de duas edições do Encontro Luso-Hispano-Americano de Música e Poesia, ROIZ, realizado na cidade portuguesa de Castelo Branco em 2019 e 2021. Até janeiro de 2018 foi secretário-geral da ADECE e é atualmente secretário-geral da TIBERÍADES, Rede Ibero-Americana de Poetas e Críticos Literários Cristãos. É também secretário do Encuentro de Poetas Iberoamericanos – Salamanca desde 2021. Os seus poemas e textos estão publicados numa dezena de antologias, algumas delas em português, bem como em revistas como Taller Igitur, Cardenal Revista Literaria, (México), Nagari, New York Poetry Review (EUA), Crear en Salamanca (Espanha).

*-*-*-