sexta-feira, 29 de março de 2024


                                       Naufrágio


Comecei a navegar pelas bordas da tua urgência, devagarinho e com terra à vista. Depois, fui percebendo que é sem pé que se alcança a ternura e que o fundo do mar e o fundo da terra são um e o mesmo lugar.

Parti, porque havia vento e havia uma saudade imensa de horizonte. 
Parti, porque me esqueci de tudo o que nunca aconteceu e ontem me parece agora, apenas um lugar amanhecido no fundo de um frasco de vidro baço.
Parti, porque o sol me redesenhou sempre e de todas as vezes que se encostou à curva da minha lonjura.

Desde ontem que navego e não vejo senão horizonte. Um mar que me serpenteia entre os meus anseios e ninguém... E o espanto atravessado na crista de cada uma das ondas que procuram um lugar.
Desde ontem que navego e não sei se algum dia irei aportar.
.
.
  Filipa Vera Jardim. Latitude. Fafe: Editora Labirinto, 2023, p 38.
.
.
.
.
.
.