segunda-feira, 16 de agosto de 2021


                    Castela


Sopram sobre Castela as flores das laranjeiras,
crianças pedem esmola

Conheci o meu amor sob uma laranjeira
ou seria uma acácia
ou não seria ele o meu amor?

Li sobre estas coisas, depois sonhei-as:
pode o despertar recuperar o que me aconteceu?
Os sinos de San Miguel
tocando à distância,
por entre sombras, o cabelo dele, de um louro pálido

Sonhei estas coisas, 
quer isso dizer que elas não aconteceram?
Que têm de acontecer no mundo para serem reais?

Sonhei tudo isto, a história
tornou-se a minha história:

ele deitou-se a meu lado,
a minha mão percorreu ao de leve a pele do seu ombro

Meio-dia, depois o cair da noite:
à distância, o som de um comboio

Mas aquilo não era o mundo:
no mundo, as coisas aparecem com um fim, absolutas,
a mente não as pode reverter

Castela: freiras que caminhavam aos pares por jardins escuros.
Fora dos muros de Anjos Sagrados
crianças a pedir esmola

Quando acordei, chorava,
não tem isso realidade?

Conheci o meu amor sob uma laranjeira:
só me esqueci
dos factos, não da ilação -
e algures havia crianaças, a chorar, a pedir esmola

Sonhei tudo isto, dei-me
por completo e para sempre

e o comboio devolveu-nos
primeiro a Madrid
depois ao País Basco
.
.
 Louise Gluck. Vita Nova. Lisboa: Relógio D' Água Editores, 2021, pp 63-65 (Tradução de Ana Luísa Amaral)..
.
.
.