terça-feira, 17 de agosto de 2021


                      Inferno


Porque te afastaste?

Saí viva do fogo;
como é isso possível?

Quanto se perdeu?

Nada se perdeu: tudo foi
destruído. A destruição
é o resultado da acção.

O fogo era real?

Lembro-me de entrar de novo na casa há vinte anos,
tentando salvar o que podíamos.
Louças, e assim. O cheiro do fogo
em tudo.

No meu sonho, ergui uma pira funerária.
Para mim, tu entendes.
Pensei que já tinha sofrido que chegasse.

Pensei que era o fim do meu corpo: o fogo
parecia-me o fim perfeito para a fome;
eram a mesma coisa.

E mesmo assim não morreste?

Era um sonho; pensei que voltava para casa.
Lembro-me de dizer a mim própria
que isso não funcionava; lembro-me de pensar
que a minha alma era por de mais obstinada para morrer.
Eu pensava que alma era o mesmo que consciência -
se calhar toda a gente pensa assim.

Porque te afastaste?

Acordei num outro mundo.
Tão simples quanto isto.

Porque te afastaste?

O mundo mudou. Saí do fogo
e entrei num mundo novo - talvez
o inferno, tanto quanto sei.
Não o fim da carência, mas carência
elevada ao máximo poder..


 Louise Gluck. Vita Nova. Lisboa: Relógio D' Água Editores, 2021, pp 93-95 (Tradução de Ana Luísa Amaral).
.
.
.